PLÍNIO, O JOVEM – Epístolas Completas

R$98,00

Se hoje todos somos missivistas, se somos hoje contumazes escritores de mensagens por email e Whatsapp – em geral breves, mas nem sempre – não será ocioso lembrar que os antigos romanos sentiam a mesma vontade de comunicar-se, que todo dia queriam contar e saber as novidades, que de contínuo desejavam também comentar e “fazer a resenha” do que havia de novo na vida pública da Cidade, não menos do que na vida privada de amigos e parentes. E eles o faziam, alguns diariamente, por meio de cartas, ou melhor dizendo, de epístolas, que são cartas escritas para serem publicadas.

Os dez livros de epístolas de Plínio, o Jovem (62 d.C. – 114 d.C.), que ao lado de Cícero (106 – 43 a.C.) e Sêneca, o Filósofo (4 a.C. – 65 d.C.) foi um dos três grandes epistológrafos da antiga Roma – são como que a crônica diária da vida romana por volta de 100 d.C. no esplendoroso tempo do imperador Trajano.

Coedição: Ateliê Editorial

Entrega a partir de 19/04

Descrição

Nada escapa ao olhar testemunhal de Plínio, o Jovem, nada é estranho ou alheio a suas epístolas: a erupção do Vesúvio, que destruiu cidades e matou Plínio, o Velho, seu tio; as decisões importantes do Senado; o interrogatório de cristãos presos por causa de sua fé; o assassinato de um senhor pelos escravos, mas também a doença de um parente, a educação de um jovem, a opinião de Plínio sobre a qualidade da poesia e da oratória do tempo e principalmente o modo extraordinário como descreve (como quem pinta!) a beleza de uma região, de um lago, de uma propriedade, de uma estátua. Nada lhe escapa, nem mesmo a mágoa de não receber mensagens, que registra em bilhetes tão curtos como são hoje os de aplicativo, Os romanos nos legaram magníficos escritores que registraram eventos grandiosos (Cícero, César, Virgilio, Tito Lívio) e legaram igualmente escritores como Plínio, o Jovem, que além de tratar de assuntos maiores, soube, mais do que todos, com muita delicadeza tratar também de assuntos menores e até de coisas pequenas, matéria que nem por isso deixa de importar muito ao nosso dia a dia.

PLÍNIO, O JOVEM – Epístolas Completas

Informação adicional

Peso 0.640 kg
Dimensões 16 × 23 × 3 cm
Ano

2022

Edição

1ª Edição

Encadernação

Capa dura

ISBN

978-65-991951-7-4

Páginas

360

Autor(es)

  • João Angelo Oliva Neto
    João Angelo de Oliva Neto, o tradutor de “Plínio, o Jovem”, é professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP e também foi o prefaciador de “Os Evangelhos – Uma Tradução”. Sua linha de pesquisa inclui gêneros da poesia antiga, tradução poética do grego e do latim e estudos de história da tradução de poesia greco-latina em português.
Rolar para o topo