Homero – Barbara Graziosi

R$79,00

Este livro tem dois objetivos principais. O primeiro é facilitar a compreensão da Ilíada e da Odisseia fornecendo um guia sucinto e atualizado para as principais questões literárias, históricas, culturais e arqueológicas no coração dos estudos homéricos. O segundo é mostrar, através de exemplos concretos, como os leitores de Homero juntam-se a uma comunidade vasta e diversa de outros leitores e, na verdade, não leitores (como Petrarca).

Descrição

Os poemas homéricos são objeto de estudo há mais de dois milênios e meio. Sabemos, por exemplo, que rapazes atenienses eram obrigados a aprender os poemas e explicar palavras homéricas difíceis no século V a.C.. Na biblioteca de Alexandria, nos séculos II e III a.C., eruditos admiráveis compilaram  textos mais antigos de Homero, editaram-nos e escreveram extensos comentários. Resumos das suas anotações (conhecidos como escólios) acabaram indo parar nas margens dos manuscritos bizantinos. De Bizâncio, os manuscritos foram para a Itália, como já veio à baila, e lá os poemas foram impressos e publicados pela primeira vez. A pesquisa atual sobre Homero, a que é apresentada neste livro inclusive, haure dessa longa história de erudição: os escólios, particularmente, continuam sendo uma fonte crucial para os estudos homéricos. Ainda assim, por mais admirável que seja essa tradição erudita, ela não explica completamente a importância de Homero  através dos séculos.

Homero – Barbara Graziosi

Informação adicional

Peso 0.300 kg
Dimensões 14 × 21 × 1.4 cm
Ano

2021

ISBN

978-65-991951-4-3

Páginas

172

Encadernação

Brochura

Edição

1ª Edição

Autor(es)

  • Barbara Graziosi
    Barbara Graziosi é professora de letras clássicas na Universidade de Princeton (EUA), fez carreira acadêmica na Inglaterra, com mestrado em Oxford e doutorado em Cambridge. Premiada professora universitária, escreveu vasta obra mundialmente reconhecida, com diversos livros publicados sobre estudos clássicos. É também autora de artigos e resenhas para a grande imprensa inglesa mais qualificada, assim como apresentadora de programas didáticos para o rádio e a televisão inglesa, francesa, italiana e norte-americana.
Rolar para o topo